domingo, 5 de fevereiro de 2012

Insegurança na prescrição eletrónica


Num artigo publicado no Correio da Manhã de 17 de Janeiro, é dado eco do alerta do Sr. Bastonário da Ordem dos Médicos efetuado na Comissão Parlamentar de Saúde para a frágil segurança do sistema de prescrição médica eletrónica atualmente implementado em Portugal.

A meu ver, tem toda a razão o Sr. Bastonário ao chamar a atenção dos Srs. Deputados para esta alarmante situação.

Da forma que o sistema está implementado, o potencial de fraude é enorme e o potencial de uso indevido de dados dos pacientes é também considerável.

Eis alguns exemplos:

1. Dado que não está instalado um sistema seguro de assinatura digital que permita o acesso à prescrição, basta um funcionário de uma das empresas de software fornecer as minhas credenciais de acesso a alguém mal intencionado e esse alguém poderá prescrever receitas em meu nome muito facilmente. Recordo que, presentemente, a assinatura manual é uma mera formalidade burocrática pois nas farmácias não existe forma de conferir a veracidade da assinatura manual.

2. Uma empresa de seguros de saúde que faça um acordo secreto com alguém de uma empresa detentora de software de prescrição poderá facilmente aceder a informação clínica relevante sobre os seus segurados...

3. Uma empresa interessada em conhecer o perfil de prescrição dos profissionais de saúde poderá também abordar as empresas detentoras do software de prescrição e aceder indevidamente às prescrições efetuadas.

Reforço a mensagem do Sr. Bastonário, são necessárias medidas urgentes que corrijam estas imperfeições do sistema de prescrição eletrónica atualmente em vigor.

Fica o alerta bem intencionado para os SPMS/ACSS!

 

Artigo original do Correio da Manhã: Segurança da prescrição electrónica "é aterradora"


PS.: para que não fiquem dúvidas, eu sou inteiramente a favor da prescrição eletrónica! Mas são necessárias e urgentes as devidas correcções!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comente, partilhe, participe activamente neste blogue :)