terça-feira, 4 de setembro de 2012

"O doente do quarto 302" faz-nos reflectir



Para reflexão de todos nós, de um artigo de opinião publicado no Jornal Público de 29/07/2012 por Laura Ferreira Santos:

«Há tempos, um amigo mandou-me o seguinte diálogo:
“— Bom dia, é da recepção? Eu gostaria de falar com alguém que me desse informações sobre um doente internado.
— Qual é o nome do doente?
— Chama-se Celso e está no quarto 302.
— Um momento, vou transferir a chamada para o sector de enfermagem.
— Bom dia, sou a enfermeira Lurdes. O que deseja?
— Gostaria de saber a condição clínica do doente Celso do quarto 302, por favor.
— Um minuto, vou ligar ao médico de serviço.
— Daqui é o Dr. Losa. Em que posso ajudar?
— Bom dia, dr. Precisava que alguém me informasse sobre a saúde do Celso,
internado há três semanas no quarto 302.
— Só um momento, que eu vou consultar a ficha do doente. Hum! Aqui está: alimentou-se bem hoje, a pressão arterial e o pulso estão estáveis, responde bem à medicação prescrita e vai ser retirado da monitorização cardíaca amanhã. Continuando bem, o médico responsável assinará a alta em três dias.
— Ah, graças a Deus! São notícias maravilhosas! Que alegria!
— Pelo seu entusiasmo, deve ser alguém muito próximo, certamente da família!?
— Não, sou o próprio Celso, a telefonar aqui do 302! É que toda a gente entra e sai deste quarto e ninguém me diz nada. Eu só queria saber como estou...”
...
Não se consegue ter bons profissionais, seja em que área for, se os tratarmos a pontapé. Se ainda muitos se queixam, penso que com razão, de as faculdades de Medicina tenderem a dar mais importância ao modelo estritamente biomédico ou de fisiologia patológica, em vez de incentivarem a abordagem biopsicossocial, não é decerto com a degradação e burocratização das carreiras que estes males se alterarão.»

O artigo na íntegra: aqui.

2 comentários:

  1. esta "conversa" deve ser para a medicina hospitalar.
    nem sei porque esta aqui!.

    ResponderEliminar

Comente, partilhe, participe activamente neste blogue :)